7 de agosto de 2017

Pingo "Bergen-Belsen"

   Hoje escrevo-vos ainda com a emoção de tudo o que vivi nestes dois últimos dias:  Fui visitar o Memorial de Bergen-Belsen, e prestei homenagem a Anne Frank, algo que sempre desejei fazer!

 
 



   Sempre fui fascinada pela Anne desde que li o seu diário pela primeira vez. Desde essa altura que tento conhecer mais da sua história. A partir do momento que passei a viver no Luxemburgo, visitar os locais que faziam parte das suas rotinas, tornou-se ainda mais fácil. Inevitavelmente, a ideia remota de visitar os antigos campos de concentração, tornou-se cada dia mais presente... e Bergen-Belsen encabeçava essa lista. 




   Esta experiência é um verdadeiro "murro no estômago"! O outrora campo de concentração é agora espaço vazio: já não há dormitórios, e os vestígios são muito poucos, apesar dos locais estarem devidamente assinalados e documentados. Mas o registo histórico, as fotografias, os testemunhos dos sobreviventes, as campas, as valas comuns... não há palavras que exprimam os testemunhos de tanta atrocidade e maldade! nem as flores, que nascem em qualquer lugar, nem o canto dos pássaros consegue aplacar a dor que se instala nos corações.







   E era inevitável:  Tinha de plantar aqui um pedaço de Amor...





   Last weekend I went to Bergen-Belsen memorial, to honor Anne Frank and to visit Bergen-Belsen Memorial. This is a truly emotional and overwhelming experience.
   The space where the camp was is now an empty space: there are no more dormitories, and the vestiges of what existed tere are very few, although the places are properly marked and documented. But the historical records, the photographs, the survivors testimonies, the mass graves ... there are no words to express so much atrocity and wickedness!


Let your heart guide you...it whispers so listen closely.”
(Walt Disney Company)


1 comentário:

  1. Impressionante! O Diário de Anne Frank também foi um dos meus livros de adolescente que me seduziram. Hoje tudo parece inacreditável mas a verdade é que aconteceu.
    Beijos e obrigada pela tua partilha.

    ResponderEliminar

Quer partilhar o seu coração connosco? Aqui acolhemos os seus Pingos de Amor por aí em forma de palavras...